Banca do Futuro: António Miguel Ferreira afirma que os dados são o novo dinheiro

António Miguel Ferreira, Managing Director Iberia and Latin America da Claranet, defendeu que os dados são o novo dinheiro, em entrevista ao Jornal de Negócios, a propósito da sua participação no encontro do setor financeiro “Banca do Futuro”.

António Miguel Ferreira, Managing Director Iberia and Latin America Claranet

Tal como os bancos foram e são os locais mais seguros para se guardar dinheiro, no futuro poderão ser os locais mais seguros para se guardarem os dados”, explicou o responsável.

A perceção de valor dos dados vai aumentar junto dos clientes, que vão exigir mais transparência, segurança e serviços de maior valor acrescentado. A disponibilização de mais dados resultará na emergência de novos modelos de negócio, como empresas tecnológicas de grande escala que começam a prestar serviços financeiros (techfin).

Para António Miguel Ferreira, os limites impostos à evolução do setor financeiro não são barreiras tecnológicas. Os instrumentos tecnológicos desempenham, na realidade, o papel de alavanca de mudança e criação de oportunidades.

Nos próximos dez anos, os limites da banca serão definidos pela capacidade de cada banco incorporar e inovar com tecnologias como inteligência artificial (IA), blockchain, biometrics, 5G, cloud, Internet of Things (IoT) ou AR/AV.

E toda esta inovação tecnológica terá, necessariamente, de responder a questões de cibersegurança.
Será necessário:

um aumento significativo do investimento nesta área, crucial para manter a confiança dos clientes e para proteção à crescente digitalização dos processos e da relação bancária”.

O encontro “Banca do Futuro”, um fórum de debate obrigatório para decisores e players do setor financeiro, realiza-se no próximo dia 22 de Outubro e é organizado pelo Jornal de Negócios com o patrocínio Claranet.

O objetivo é reunir destacados oradores na partilha de perspetivas e experiências com uma audiência de topo, e responder a questões de fundo do setor, identificar desafios e o nível de preparação da banca para os enfrentar, apontar novos players e game changers e debater os novos perfis de cliente.

António Miguel Ferreira estará presente como orador, nesta manhã dedicada ao setor financeiro, no painel das 10h15 dedicado ao tema “Transformação Digital do Setor Bancário”.

Artigo completo no Jornal de Negócios

Esclareça as suas dúvidas connosco

Fale com um membro da nossa equipa

Ligue-nos através dos números 707 50 51 52 e/ou 21 319 92 00, entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta, para falar com um membro da nossa equipa comercial ou de suporte.