Channel 5 melhora a fiabilidade utilizando Managed Virtual Hosting

Em 2007 o Channel 5 começou a equacionar quais as melhores maneiras de capitalizar o crescente mercado de vídeo online. As pesquisas realizadas, bem como as primeiras experiências, demonstraram que existiam audiências substanciais para streaming de vídeos de longa duração, suportados por publicidade. O Channel 5 decidiu criar uma nova unidade de negócio, o Digital Media Group (DMG) e subsequentemente realizar o outsourcing do alojamento e da gestão de aplicações à Claranet, o que permitiu à empresa focar-se em criar novas maneiras de alcançar a sua audiência e melhorar o retorno dos serviços online.

Através deste outsourcing à Claranet, o Channel 5 conseguiu aumentar a eficiência operacional, simplificar a gestão e alcançar poupanças significativas com economia de escala alcançada. Em parte devido a estes resultados, o número de visitantes únicos ao conjunto de websites do Channel 5, aumentou em 28% em 2009 para uma média de 1.83 milhões.

O desafio

Um dos principais desafios do Channel 5 era a natureza complexa e pesada da infra-estrutura de web hosting. Existiam diferentes departamentos encarregados de lançar websites com o portfolio do canal, o que significava que acabaram por utilizar muitos fornecedores de serviços de alojamento web, cada um com as suas aplicações, processos operacionais e standards. Esta era claramente uma maneira pouco económica de trabalhar. Também significava que muito tempo era perdido a lidar com tarefas administrativas e rotineiras.

O parceiro certo com a experiência certa

O Channel 5 queria inovar e expandir a oferta de serviços online, mas primeiro tinham de racionalizar a aquisição de serviços de alojamento e gestão. A prioridade era encontrar o fornecedor certo.

Inicialmente a empresa pediu propostas dos vários fornecedores de tecnologia com quem já costumava trabalhar, mas rapidamente estendeu esse processo a outros fornecedores de hosting. Apesar de a Claranet não ser um dos seus fornecedores históricos, o Channel 5 cedo percebeu os benefícios que a experiência e credenciais da Claranet poderiam trazer ao projecto.

Tínhamos uma ideia clara daquilo que precisávamos. O nosso objectivo era sermos capazes de nos focarmos em progredir com a nossa estratégia de média digital, sem nos preocuparmos com a gestão do dia-a-dia.

Sabíamos que iríamos depositar um alto grau de confiança no fornecedor que escolhêssemos e teríamos de assegurar que quem fosse escolhido teria de ter capacidade de trabalhar em conjunto connosco para assegurar que a infra-estrutura de hosting evoluiria de acordo com os nossos planos.

Serviços da Claranet permitem ao Channel 5 expandir o portfólio online

O Channel 5 tomou a decisão de realizar o outsourcing a parte técnica dos serviços de hosting e gestão de aplicações à Claranet. Desta forma libertou o DMG para se concentrar nas suas actividades estratégicas e na expansão do portfólio de oferta.

Com o novo enfoque estratégico, o Channel 5 foi capaz de lançar uma gama de portais verticais altamente intensivos em termos de streaming de vídeo, e direccionados para mercados demográficos precisamente definidos, sempre com a Claranet a disponibilizar o alojamento e a primeira linha de gestão aplicacional. Por exemplo, o canal 5FWD que é direccionado para jovens fans de automóveis e gadgets, utiliza conteúdo de duas das marcas chave do Channel 5: Fifth Gear, um programa automobilístico, e o The Gadget Show, um programa semanal sobre novidades tecnológicas. Um segundo portal vertical lançado foi o Holy Soap - destinado a fans de telenovelas, e que disponibilizava episódios inteiros das telenovelas mais famosas do Reino Unido. Outro portal foi lançado para a Milkshake, um canal de programação infantil. Como resultado destes esforços o número de visitantes aumentou 28% em 2009 e continua a subir.

Considerámos a Claranet como o fornecedor mais flexível e tecnicamente avançado que contactamos. Ainda mais importante, foram capazes de nos oferecer um conjunto de serviços de valor acrescentado e benefícios que nenhum outro dos nossos antigos fornecedores conseguia. Ficámos extremamente impressionados com a experiência deles e a abrangência dos serviços de suporte técnico. Era claro para nós que eles estavam na linha da frente do managed application hosting."
François Chabat, Senior Technology Manager, Channel Five

Managed Hosting

image_channel 5 screenshot_0.jpg

Eficiência operacional, gestão simplificada e menores custos

Com o outsourcing à Claranet o Channel 5 conseguiu aumentar a eficiência das operações e simplificar as tarefas de gestão e administração da plataforma de alojamento, ao mesmo tempo que, com as economias de escala conseguidas, conseguiram-se significativas poupanças nos custos de exploração.

Para continuar a atrair espectadores e anunciantes o DMG necessita de continuar a produzir conteúdos atractivos, de alta qualidade e relevantes. Com as empresas a procurarem cada vez mais oportunidades de publicidade em vídeo, a necessidade de evoluir os sites, quando as necessidades de expansão o exigem, está a aumentar. Com a Claranet responsável pelas tarefas de gestão diárias de tudo isto, o Channel 5 pode actualizar os conteúdos rápida e facilmente, e assegurar que mantém o crescimento de suas audiências e consequentemente, das suas receitas publicitárias.

A Claranet fornece-nos uma solução global que provou ser a forma mais eficaz de operar quando mantemos uma pequena equipa tecnológica. Reconhecemos que não temos internamente as capacidades necessárias para gerir todas as aplicações que suportam os nossos websites - e também não as pretendemos ter. Ao delegarmos estas tarefas à Claranet conseguimos manter em operação tecnologia e aplicações de ponta, suportadas por uma equipa altamente qualificada.Francois Chabat, Channel Five

A fundação certa para o crescimento online

Uma alteração paradigmática nos hábitos de consumo dos espectadores, que cada vez assistem mais a conteúdos de TV online, está a potenciar o desenvolvimento do Channel 5 a causar cada vez mais impacto na infra-estrutura de alojamento do canal. Possuir as fundações certas para suportar este crescimento online e o aumento da procura é mais importante do que nunca. Com a Claranet responsável por gerir e alojar as suas aplicações, o Channel 5 pode facilmente lidar com tráfego adicional e adicionar cada vez maior capacidade e conteúdo para os seus websites, sem adicionar mais carga ao seu staff.

Entre em contacto connosco

Podemos construir e gerir uma solução semelhante adaptada às necessidades do seu negócio. Se pretender saber mais sobre os nossos serviços de redes e alojamento, utilize o link abaixo para nos contactar.

Download do case study em pdf

Esclareça as suas dúvidas connosco

Coloque-nos uma questão

Preencha o formulário abaixo com as suas questões e entraremos em contacto consigo em breve. Se necessita de suporte técnico, contacte-nos através do email suporte@claranet.pt

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial.

Procura suporte técnico? A nossa equipa está disponível 24x7x365 para o ajudar, através do número 707 50 51 52.