Airbus aproveita Managed Hosting da Claranet no sucesso do lançamento de um novo produto

A Airbus emprega 57.000 colaboradores e produz um portfólio completo de aviões comerciais reconhecidos pela sua eficiência, inovação, economia e segurança. Com centros de formação e suporte em França, Estados Unidos e China, suporte online proporcionado por 29 managers e 160 field officers, e com 1.500 fornecedores em 30 paises, a Airbus confia na velocidade, resiliência e segurança da sua infraestrutura IT para assegurar que entregam a melhor qualidade de serviço aos seus clientes e fornecedores.

A disponibilidade do website é de importância excepcional para a Airbus. Como uma das organizações líderes da indústria aeronáutica, o seu website necessita estar disponível para clientes e parceiros técnicos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A Airbus necessita de um fornecedor de alojamento de confiança, para disponibilizar soluções desenhadas à medida e fiáveis, adaptadas às necessidades do negócio. Escolheram a Claranet para fornecer uma plataforma segura e resiliente para os seus quatro websites principais e sub-sites. Quando a Airbus lançou o A380 - o maior avião de passageiros jamais construído - receberam enormes volumes de tráfego nos seus websites. A infra-estrutura de hosting da Claranet foi capaz de responder ao aumento da intensidade de tráfego e visitantes, sem risco de downtime.

Airbus necessita de uma solução de hosting fiável, resiliente e à medida

Ao operar quatro websites globalmente e com sub-sites dinâmicos para produtos ou eventos especiais, a Airbus necessita de um parceiro fiável para construir e gerir serviços de hosting à medida das suas necessidades online especificas. Também necessitam da capacidade de realizar actualizações a todos os sites em tempo real.

Devido à natureza sensitiva da industria aeronáutica, os parceiros e fornecedores da Airbus têm de ser especialmente de confiança, com experiência e disponível a qualquer hora. Isto significava que o parceiro de hosting escolhido necessitaria ir para além dos requisitos básicos de um contracto e assegurar que todas os componentes do serviços estão constantemente online e a trabalhar. A complexidade técnica e as necessidades altas de serviço levaram a Airbus a utilizar a Claranet.

Infra-estrutura redundante

A Airbus entregou o outsourcing do hosting e da gestão dos seus websites à Claranet. A Claranet trabalhou em conjunto com a Airbus para compreender os seus requisitos de tecnologias de informação, baseados em três elementos primários: aumentar a redundância da infra-estrutura, acesso dedicado ao storage e sistemas de backup, e a capacidade de realizar actualizações ao conteúdo em tempo real.

Para actualizações ao conteúdo em tempo real a Claranet adaptou a plataforma para ser compatível com uma solução de caching global, e modernizou os websites da Airbus com uma solução de content management system (CMS). A Claranet também desenvolveu um sistema de sincronização que guarda todos os updates e edições dos websites quando são publicados.

Para a Airbus uma das vantagens chave dos nossos managed hosting service foi a disponibilização de uma plataforma de 'pré-produção' ou staging, que permite que as alterações aos websites sejam realizadas sem risco de indisponibilidade.

Infra-estrutura gerida por uma equipa experiente

Um Technical Account Manager (TAM) foi disponibilizado para ser o principal ponto de contacto ao longo do projecto. Esta gestão personalizada permitiu à Airbus e à Claranet trabalharem em proximidade durante o desenho, implementação e gestão da solução de alojamento. A solução é gerida por uma equipa de gestores de projecto, com certificações ITIL (Information Technology Infrastructure Library), uma das mais respeitadas qualificações na entrega de serviços IT de alta qualidade.

O nosso Technical Account Manager não só actua como primeiro ponto de contacto nas questões técnicas, mas muitas vezes vai para além da assistência técnica, aconselhando-nos em vários projectos. A equipa de suporte e gestão de conta têm sido particularmente úteis - mesmo a meio da noite. A monitorização pró-activa dos servidores demonstrou ser de um valor incalculável, permitindo-nos diagnosticar qualquer problema.

Storage centralizada para maior flexibilidade

A Claranet incorporou um sistema de storage e acesso de dados centralizado, através de sistemas NAS (Network Attached Storage), o que permite à Airbus partilhar o armazenamento entre o back office, a pré-produção e o front office.

image_airbus-screenshot.jpg_0.jpg

Este sistema permite à Claranet adicionar rapidamente novos servidores quando necessário, dado que não é necessário replicar dados do website para todos os servidores. Um sistema de cópias de segurança salvaguarda os dados da Airbus, e um sistema de firewall foi implementado como parte da política de segurança para defender os websites de ameaças e ataques online.

Uma plataforma de hosting fiável e disponível para o lançamento do A380

A estrutura técnica da plataforma da Claranet suporta as aplicações mais apropriadas para responder às necessidades da Airbus. O principal beneficio da solução é que os websites da Airbus estão sempre disponíveis, sem qualquer interrupção,

No dia da apresentação ao público do Airbus A380, o website recebeu mais de 600.000 visitantes únicos. Mais 750.000 visitantes correram para o website no dia do voo inaugural do novo super-jumbo. A plataforma foi desenhada para suportar picos dramáticos de tráfego. A solidez e fiabilidade desta estrutura foi monitorizada de perto pelo Technical Account Manager para assegurar que não havia nenhuma degradação na experiência dos visitantes e do cliente. Apesar deste aumento de tráfego web, os visitantes do website da Airbus não assistiram a nenhuma quebra de serviço.

A relação próxima de trabalho com o nosso Technical Account Manager ajudou-nos a melhorar a relação também com os nossos outros parceiros na web, criando um sentimento de uma "equipa virtual" à volta do airbus.com. Já trabalhamos com a Claranet e com o nosso Technical Account Manager há alguns anos. Desenvolvemos uma boa relação de trabalho, baseada na compreensão e confiança mútua.Airbus's Internet Manager

Também podemos ajudar no seu negócio

Podemos construir e gerir uma solução semelhante adaptada às necessidades do seu negócio. Se pretender saber mais sobre os nossos serviços de redes e alojamento, utilize o link abaixo para nos contactar.

Esclareça as suas dúvidas connosco

Coloque-nos uma questão

Preencha o formulário abaixo com as suas questões e entraremos em contacto consigo em breve. Se necessita de suporte técnico, contacte-nos através do email suporte@claranet.pt

Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Fale com um membro da nossa equipa

Por favor, ligue-nos através do número 707 50 51 52 entre as 09:00 - 18:00 de Segunda a Sexta para falar com um membro da nossa equipa comercial.

Procura suporte técnico? A nossa equipa está disponível 24x7x365 para o ajudar, através do número 707 50 51 52.